

Ensino por investigação
O ensino de ciências por investigação é uma abordagem pedagógica que enfatiza a aprendizagem ativa dos alunos por meio da exploração, da investigação e da experimentação. Inspirado nos métodos científicos reais, esse modelo educacional busca aproximar os estudantes do processo de produção do conhecimento científico, promovendo uma compreensão mais profunda e significativa dos conceitos e fenômenos científicos. Ao invés de se concentrar exclusivamente na transmissão de informações prontas, o ensino por investigação incentiva os alunos a questionar, hipotetizar, observar, experimentar, analisar dados e chegar a suas próprias conclusões.
Princípios do ECI

Questionamento Guiado
Os alunos são encorajados a fazer perguntas e a desenvolver suas próprias hipóteses, guiando o processo de aprendizagem através da curiosidade e do interesse pessoal.
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Aprendizagem Baseada em Evidências:
As atividades de investigação promovem a coleta e análise de dados, permitindo que os alunos construam conhecimento com base em evidências concretas.
Reflexão e Discussão
Momentos de reflexão e discussão são fundamentais para que os alunos possam compartilhar descobertas, confrontar ideias e refinar seus entendimentos.
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Integração do Conhecimento
Esta abordagem facilita a integração de conceitos de diversas áreas do conhecimento, promovendo uma visão interdisciplinar da ciência.